quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RODA FIXA é uma cultura.


Uma bicicleta de roda fixa é diferente das bikes normais pois seu cubo traseiro é travado, isto é, não dá para parar de pedalar como nas bicicletas de roda livre. Então você tem que pedalar, sempre! Há, e ela também não tem marchas. É meio que uma volta aos primórdios da bicicleta.
As primeiras bicicletas surgiram como rodas-fixas. Primeiro nas famosas Penny-Farthing, que tinham o pedal diretamente preso à roda da frente.
Mesmo depois, com o surgimento do sistema de transmissão por corrente, as bicicletas de uso urbano e de competição continuavam sendo fixas, simplesmente porque não existia outra tecnologia.
Mais tarde surgiram as catracas, que possibilitaram a existência de uma roda-livre, ou seja, que gira independente dos pedais (também conhecido como “andar na banguela”). Hoje, praticamente todas as bicicletas possuem roda-livre, e muitas pessoas nem imaginam que existem bicicletas que “não andam na banguela” – de modo que o sistema de roda-fixa praticamente ficou relegado ao mundo dos velódromos.
Isso até os anos 70. Com o declíno do ciclismo de pista, muitos atletas abandonaram o esporte e encostaram suas pisteiras no porão, nos fundos de casa, na garagem… ao mesmo tempo, as congestionadas cidades tornavam cada vez mais popular o sistema de entregas por bicicleta, protagonizado pelos destemidos bike messengers.
Sem muito dinheiro para gastar com uma bicicleta nova e manutenção, eles viram nas bicicletas de pista uma excelente opção. Funcionamento simples, praticamente livre de manutenção, são bicicletas leves, rápidas e ágeis. E só um mensageiro seria louco de levar uma bicicleta dessas para a rua (as bicicletas de pista obviamente não possuem marchas, nem freios, que são proibidos no velódromo).

Os mensageiros, principalmente em cidades como São Francisco e Nova Yorque,  formam uma espécie de comunidade, que se encontra regularmente para fazer competições,(alley cats) têm seu jeito próprio de se vestir, em suma, pode-se dizer que é um estilo de vida; e a bicicleta de pista certamente é um elemento preponderante nessa cena.
Nos anos 80, essa cultura veio à tona e tornou-se popular entre os jovens de classe-média urbana, algo como a moda do skate. Nessa época também foi lançado o filme Quicksilver, com Kevin Bacon, hoje um clássico (apesar de todos os erros de continuidade e das cenas absurdas).
Filme Quicksilver com Kevim Bacom

Agora, quase 30 anos depois, a moda voltou com força total, com o surgimento dos assim chamados fakengers (fake + messengers), ou seja, eu e você, que nos vestimos como messenger dos pés à cabeça e andamos de fixa,  mas nunca fizemos uma entrega na vida.
Ultrapassando as barreiras geográficas, a moda tomou o mundo de assalto. Filmes como Mash e Macaframa podem ser apontados como grandes culpados por essa nova onda de popularização das fixas e agora elas se tornaram Cult, e uma legião de fãs movimenta um mercado, no mínimo, interessante,
Cultura

Blogs sobre o tema pipocam por todos os lados e em qualquer grande capital não é preciso caminhar muito para ver um adolescente, com sua bolsa de courier nas costas, bonezinho de ciclismo dos anos 70, agora elas se tornaram Cult, e uma legião de fãs movimenta um mercado, no mínimo, interessante.O interessante é que não é só a bicicleta em si, mas sim uma cultura em volta dela.

Estilo RODA FIXA

É uma tribo bem diferente, com óculos, bigodes, cabelos, tatuagens e vestimentas próprios. Não é tanto um esporte, mas sim um estilo de vida. Enquanto (na maioria?) dos esportes a bebida não tem muita vez, nas fixas o álcool está quase sempre presente. Algo antagônico, mas que para eles tem tudo a ver. Cada um com suas manias e gostos e é por isso que a vida é tão interessante!

Existem corridas informais também, as chamadas alleycats, onde quase tudo vale para chegar em primeiro lugar. Aqui em Curitiba tem uma cena fixa bem interessante. Se interessou por estes malucos e suas bikes fixas? Siga o FixaCWB para saber um pouco mais, mas já aviso de cara: tenha a mente aberta!

Fontes:Traspirando.com e Curitiba Fixed Gear

Nenhum comentário:

Postar um comentário