Dicas

Cubo de pista - é um tipo de cubo em que há 2 roscas inversas, uma para o pinhão e outra para o lockring. Este sistema é bem seguro pois não deixa o pinhão soltar, e mostra que você gosta de fixas e não montou sua bike numa padaria.


Lockring - é um anel com rosca que serve para travar o pinhão no cubo, evitando que a força empregada faça que ele se desenrosque ferrando tudo. Chamado em terras tupiniquins de "anel de travamento", mas assim fica muito sem graça e você não impressiona as menininhas.
Anel com rosca
Pinhão

Cubo contra-pedal - Não tem nada a ver com roda-fixa. É um cubo de roda-livre comum que tem integrado um sistema em que se pedalando para trás, aciona-se um freio interno. É muito comum em bicicletas de uso urbano na Europa e nas de carga aqui no Brasa.

Skid - é a técnica de travar a roda traseira usando as pernas...este é o freio de uma roda fixa, o freio dianteiro (se houver) é um freio de emergência. Para executá-la, você precisa aprender a técnica, pois você pode explodir seu joelho se fizer alguma cagada.

Skip - é outra manobra usada para frear uma roda-fixa - é o ato de "pular" uma pedalada, parando o giro da roda fazendo a rotação diminuir. Em conjunto com o skid, são os freios principais de uma roda-fixa.

Skid points - são pontos no movimento de giro da roda em que a possibilidade de travar o sistema é maior. Cada relação de marcha tem uma quantidade de skid points, e quanto maior o número, menos você deixa seu pneu quadrado.
Quanto ao cubo traseiro, há três opções:

Cubo comum de rosca:
O pinhão será rosqueado direto no cubo e seu travamento efetivo será dado com um anel de caixa de centro, em contra-aperto e usando líquido trava-roscas (Locktite é uma boa marca). AQUI VOCÊ TEM QUE ARRANCAR SANGUE! Se esta p*&%$ se soltar, você irá cair e/ou morrer com certeza. E só funcionará com cubos de aço, pois a possibilidade de um cubo de alumínio espanar com esta gambi é grande. O custo mais baixo de todos, mas também o mais suscetível à problemas.

Cubos de freio à disco:
Usando um cubo de freio à disco você pode furar um pinhão com a mesma medida de um disco de freio e parafusá-lo diretamente no cubo. É um sistema barato, mas é uma gambiarra como as outras e cada vez que quiser trocar o pinhão terá que furar um novo e parafusá-lo, além de ficar feio paca (perceba que particularmente eu não gosto, mas muita gente se dá bem com este sistema).

Cubos especiais para pista:
Estes cubos tem um espaçamento apropriado para uso de pinhão fixo e 2 roscas contrárias: normal para aperto do pinhão e esquerda para aperto do anel de travamento. Custa uns trocos preciosos que você gastaria em cerveja, mas é garantia de tranquilidade pois seu pinhão nunca vai soltar ou espanar a rosca do cubo (se você não for um idiota). Outra vantagem é que se pode colocar dois pinhões, um de cada lado, posibilitando a troca de relação facilmente. Veja à venda de peças aqui:
www.ciclourbano.com.br
Fonte: Mocó do Canna(multiply).




Os 10 mandamentos da bicicleta de roda-fixa

Por Titio Canna

1 - EXISTEM 2 TIPOS DE USUÁRIOS DE FIXAS: Os que caíram e os que vão cair. Esteja equipado com luvas e capacete quando acontecer para voltar logo ao trabalho.

2 - TODA FIXA É SIMPLES MECANICAMENTE E COMPLICADA TECNICAMENTE: Isso significa que ela não tem câmbio, freio, trocador...mas o que sobrou tem que funcionar precisamente, estar bem montado e regulado, coisas que demandam certa técnica e paciência.

3 - O SHELDON BROWN JÁ MORREU:
 Portanto, não há mais nada a ser inventado em uma fixa, ao montar sua bicicleta pesquise por pessoas e sites que já fizeram e rode com segurança.

4 - BICICLETA ADAPTADA SEMPRE SERÁ GAMBIARRA: Aquela sua Caloi 10 dos anos 70 não nasceu para ser fixa portanto entenda que ela tem limitações, apesar de ser uma ótima relação custo/diversão.

5 - UMA PONTA DE DEDO FAZ FALTA: Sempre esteja atento quando regular, limpar ou qualquer coisa envolvendo seu conjunto de coroa, pinhão e corrente. Ela não distingue um cadarço de um dedo e é muito mais violento do que você imagina.

6 - VOCÊ NÃO É DEUS, APESAR DE SUA FIXA INSISTIR NISTO: Em razão do sistema de pinhão fixo, a impressão é que a bicicleta anda muito e você é um Eddy Merckx tupiniquim...mas não é. Portanto, tenha sempre em mente que se esfregar no asfalto dói muito.

7 - PERIFERIA NÃO É PORTLAND: Você assistiu aquele vídeo bacana gringo e acha que pode sair sem freio, sem capacete, só com a u-lock no cinto. Não, não pode, você está no Brasil e aqui entre um carro assassino e um motoboy tem um buraco ou uma lombada.

8 - MI FIJA NO ÉS TU FIJA: Cuidado ao emprestar sua bicicleta, ao ser gentil com um amigo você poderá matá-lo. De verdade.

9 - CONHEÇA SUA BIKE COMO A SI MESMO:
 Nenhuma bicicletaria saberá fazer um serviço na sua fixa, salvo raras exceções. Então, leia, aprenda e saiba como tudo funciona e faça você mesmo, google é vida.

10 - LEMBRE-SE DOS OUTROS 9 MANDAMENTOS: Decore-os e nunca esqueça nenhum, principalmente o décimo.
Fonte: Mocó do Canna.
Llink http://mariocanna.multiply.com/journal