sábado, 10 de dezembro de 2011

Como calcular marchas


Um site bem simples, com  uma ferramenta bastante útil para nós ciclistas. Ele possui uma calculadora de marchas, que mostra a relação de marcha e as velocidades referentes a cada combinação entre a coroa e as catracas da bicicleta.
Como fazer:  Você coloca as seguintes informações: Tamanho da catraca, tamanho da coroa, tamanho do pedivela e tamanho do pneu.


É só alimentar a planilha com essas informações e o site já faz todos os cálculos
Por exemplo: com as informações que estão ai em cima, os resultados são os seguintes:


Outra ferramenta bacana que o site oferece é a alteração nos resultados. Por exemplo, se você mudar o RPM, ele vai te trazer novos resultados. Vejam só o exemplo:


O resultado é o seguinte: com a relação de 49 x 17 a 90 RPM, a velocidade é de 32,7km/h. Se aumentar o RPM para 100, a velocidade vai para 36,3km/h.
Esse site foi originalmente desenvolvido para pessoas que utilizam bicicleta de pinhão fixo. Dessa forma eles podem planejar qual relação colocar na bike, já que não tem como trocar de marcha durante o pedal, eles precisam ter essas informações para trocar a relação de marcha antes de sair para pedalar.
Limitação
A menor opção de catraca que eles colocaram foi de 13 dentes e a maior de 22. A maioria dos cassetes de speed possuem catracas que vão de 11 a 23 ou 25 dentes. No MTB a amplitude é ainda maior. Portanto algumas simulações não serão possíveis. Mas nesse caso, acesse essa planilha que criamos, que possui todas as relações possíveis.

Bastante útil.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011